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20 de fevereiro de 2016

Produtividade


Foco das empresas passa a ser aumento da produtividade em período de crise

Dólar valorizado, redução de metas de crescimento nas empresas e crise política são alguns dos fatores que fazem com que 2016 seja marcado pela extensão das dificuldades encontradas em 2015 no mercado brasileiro. Por conta disso, muitas empresas buscam alternativas para redução nos custos e para gerar mais eficiência nas operações de atendimento e suporte, já que dificilmente surgirão novas vagas diante do cenário de estagnação.
Mas, em momentos de turbulência cortar todos os investimentos, incluindo aqueles que geram redução de custos, não parece ser a melhor solução para encarar a crise. As previsões para o ano não são as mais animadoras mas cabe a cada empresa tomar as medidas certas para ser mais competitivas no mercado.

Dicas para melhorar a produtividade da equipe são:

Reveja os Processos – Sente ao lado dos funcionários e observe a sua rotina, sempre se perguntando se todas aquelas etapas são realmente necessárias. Você irá se surpreender em como existem processos que não são mais necessários mas que continuam a ser feitos por nunca terem sido revisados;

Escute sua Equipe – Pergunte o que pode ser feito para melhorar a produtividade de todos, ninguém melhor do que os próprios profissionais para falar o que pode ser feito;

Flexibilize a Burocracia – Teste reduzir os níveis de aprovação e passar maior responsabilidade aos funcionários, muitas vezes o tempo que se perde querendo garantir a perfeição em um processo é muito mais custoso do que uma eventual falha;

Reveja as Métricas – Os profissionais são guiados por suas metas e algumas podem prejudicar sua produtividade e tirando o foco do objetivo principal. Busque reduzir o número de metas e focar no que é mais importante que é o aumento da produtividade;

Implemente novas Tecnologias – Busque estar sempre atualizado com as novas tecnologias existentes, algumas delas permitem duplicar ou até triplicar a capacidade de um mesmo colaborador enquanto outras permitem eliminar determinados serviços, como no exemplo do suporte remoto, que permite reduzir os serviços profissionais em campo com um atendimento a distância.

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