Notícias locais

25 de outubro de 2016

Inadimplência


Boas práticas de cobrança para clientes inadimplentes

O número de inadimplentes no Brasil disparou nos últimos tempos. Dados da Serasa Experian apontam que no Brasil 59,3 milhões de pessoas estão com contas vencidas. Isso significa que a cobrança dos títulos em atraso cresce na mesma proporção do endividamento do brasileiro e no ímpeto de ver a dívida quitada, algumas empresas exageram na cobrança e lesam o direito do consumidor levando o endividado a passar por situações vexatórias.
Mas, assim como o consumidor tem uma série de direitos previstos em lei e extremamente necessários, o comerciante também tem a sua guarida jurídica. Apesar de ser considerado um assunto delicado, a inadimplência pode ocorrer a qualquer momento e a empresa deve estar preparada para lidar com ela e até sobreviver a eventuais faltas de pagamento. Para isso, é essencial um bom planejamento financeiro, especialmente no caso de empreendimentos individuais e empresas de pequeno porte.
Para auxiliar na cobrança, abaixo listamos algumas medidas eficazes para cobrar clientes inadimplentes:

Cuidados – Seja discreto, atencioso e cordial ao relembrar o cliente sobre o vencimento do prazo. Lembre-o de quanto a empresa conta com pagamentos em dia para manter o funcionamento ideal e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Informe o cliente sempre que possível
– Uma forma precavida de informar o cliente sobre a inadimplência é enviar informativos frequentes da situação. Envie mensagens de alerta via celular ou email no dia de encerramento do prazo e um dia após o vencimento.
Aproveite para estimular que o cliente entre em contato caso tenha alguma dificuldade financeira em arcar com o preço acordado. Dessa forma, a empresa se isenta de responsabilidades e cumpre devidamente a parte que lhe cabe no diálogo entre vendedor e comprador, reduzindo as chances de eventuais discussões na justiça.

Oriente a sua equipe de cobrança – É indispensável enviar o lembrete sem excessos e ameaças, proibidas legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor. Oriente a equipe de atendimento e vendas a sempre serem sutis e gentis com o devedor.

Forneça opções – Se, após os atendimentos e contatos, o cliente não der respostas quanto às possibilidades de pagamento, forneça alternativas. O mais importante é garantir que ao menos parte do dinheiro seja debitada o quanto antes na conta da sua empresa. Isso também ajuda o cliente a sentir-se seguro e interessado em uma negociação.

Monte um cadastro histórico de clientes – Essa é uma maneira muito simples e eficiente para evitar problemas futuros com inadimplência. Elabore um cadastro com todos os seus compradores e discrimine a pontualidade dos pagamentos. Assim será possível monitorar os melhores pagadores e identificar alguns que tenham dificuldades em cumprir os acordos preestabelecidos durante a compra. O método também funciona para oferecer promoções especiais para os consumidores que quitem seus pagamentos com antecedência.

Voltar para Notícias