Notícias locais
15 de julho de 2016Imposto de Renda
Para quem deseja ganhar mais dinheiro com a restituição de Imposto de Renda em 2017, é importante que o contribuinte comece a pensar no imposto que paga com antecedência, reduzindo assim as preocupações com erros e auxiliando para que ele recupere mais dinheiro na restituição.
As ações podem ser desde as mais simples, como guardar adequadamente todos os comprovantes de gastos com educação e saúde até doações e realização de previdências privadas.
Para auxiliar os contribuintes, seguem algumas dicas de como fazer a declaração de forma rápida e mais eficiente
Previdência Privada
Para quem quer abater plano de previdência privada, é importante saber que isso só pode ocorrer quando é feito no modelo PGBL, em um limite de 12% do valor tributável total, antes de qualquer dedução. Também é dedutível do IR para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais, como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público.
Guardar documentos
Nos casos de despesas médicas, odontológicas, instruções, pensões alimentícias judiciais para garantir a restituição, guarde adequadamente os documentos. É importante não passar informações nessas áreas que não estejam em conformidade com a realidade para evitar cruzamento de informações.
Doações
O limite é de 6 % do imposto de renda devido é para as destinações aos fundos de direitos da criança e do adolescente, as doações e os patrocínios para projetos enquadrados como incentivo a atividades culturais, artísticas e incentivos a atividades audiovisuais.
Empregada doméstica
É importante registrar, sendo possível lançar os valores pagos ao INSS. Caso se possua duas empregadas e dois membros da família declare, deve ser feito o registro em nome de cada cônjuge, podendo assim, abater o valor em cada declaração.
Preocupação com dependentes
Muitas vezes não se pensa que pai e mãe, dentre outros casos, podem ser dependentes. Este caso deve ser avaliado previamente, sendo que os rendimentos deles serão somados em sua declaração e poderá aumentar a sua faixa de tributação. Assim, avalie se a soma dos abatimentos é superior ao imposto gerado por conta dos acréscimos aos seus rendimentos.
por Portal Administradores
