Notícias locais

8 de julho de 2022

Faturamento do varejo sobe no primeiro trimestre


No primeiro trimestre, o varejo do comércio paulista registrou um faturamento  real de R$ 252,5 bilhões.

As vendas cresceram 10,3% em comparação ao mesmo período de 2021, apontando a maior alta para os três  primeiros meses do ano desde 2010, quando houve aumento de 14,4%.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Em termos monetários, o faturamento deste ano ficou R$ 23,5 bilhões acima do apurado no ano passado.

Dos nove segmentos avaliados na pesquisa, oito mostraram crescimento no faturamento real, sendo eles: lojas de vestuário, tecidos e calçados  (50,5%); outras atividades (19,7%); autopeças e acessórios (18,5%); concessionárias de veículos (13,3%).

O índice em lojas de eletrodomésticos e eletrônicos foi de 9,5%; seguido por materiais de construção (8,7%); farmácias e perfumarias (8,1%); e lojas de móveis e decoração (6,6%). Já no caso dos supermercados, houve estabilidade (-0,6%).

Vestuário foi um dos segmentos mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia, retraindo  em 20% o faturamento anual. Entretanto, com o aumento no primeiro trimestre, recuperou o patamar de vendas para  o período e ainda contribui com 2,3 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral.

As demais atividades observadas na pesquisa registraram expansão dentro do padrão, no conjunto de vendas, exibido antes da crise sanitária.

faturamento-no-varejo-sobe-junho-2022-tabela

Voltar para Notícias