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23 de maio de 2017Faturamento
Em fevereiro, o comércio varejista na região de Marília registrou faturamento real de R$ 1,0 bilhão, crescimento de 8,7% na comparação com o mesmo mês de 2016 – o melhor desempenho do Estado de São Paulo. No acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 6,4%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Mesmo com o bom desempenho no mês, cinco das nove atividades pesquisadas apresentaram retração no faturamento em relação a fevereiro de 2016. As maiores quedas foram vistas nos segmentos de concessionárias de veículos (-15,5% e impacto negativo de 1,1 ponto porcentual (p.p.) para o resultado geral), materiais de construção (-12% e impacto de -0,8 p.p.) e lojas de móveis e decoração (-10,7% e contribuição de -0,1 p.p.).
Em contrapartida, os segmentos de supermercados (16,6% e colaboração de 6,7 p.p.), autopeças e acessórios (50,7% e impacto de 1,9 p.p.) e farmácias e perfumarias (19,3% e contribuição de 1,2 p.p.) apresentaram as altas mais expressivas e garantiram o bom desempenho do varejo da região de Marília.
Segundo Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília, apesar desse desempenho que indica um aumento na confiança do consumidor, ainda é cedo para avaliar se a economia na região se estabilizou “Com a atual situação política que estamos enfrentando no país, será preciso colocar a casa em ordem para incentivar os investimentos e, assim, dar início a um novo círculo virtuoso em nossa economia e será preciso serenidade para enfrentarmos esse momento”, destaca.
Desempenho estadual
As vendas no comércio varejista do Estado de São Paulo registraram queda de 0,8% em fevereiro, na comparação com mesmo mês de 2016. O resultado, porém, não interrompe a série de crescimento no faturamento do setor, pois deve-se considerar o efeito calendário já que ano passado foi bissexto, ou seja, um dia a mais em fevereiro. Vale destacar que a média diária das vendas reais em fevereiro de 2017 foi 2,7% superior a fevereiro do ano passado, o que torna o resultado de -0,8% mais favorável do que pode parecer com a análise isolada do número.
Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, sete apresentaram crescimento no faturamento real na comparação com o mesmo mês de 2016, com destaque para Marília (8,7%), Araraquara (8,2%) e Ribeirão Preto (4,4%). As maiores quedas nas vendas foram registradas nas regiões de Osasco (-12,3%), Bauru (-7%) e Litoral (-5,5%).
Expectativa
Mesmo com a lenta recuperação que está em curso, a FecomercioSP e o Sincomercio Marília ponderam que é preciso ter cautela na avaliação da sustentabilidade dessa tendência. Isso porque o grande obstáculo para a consolidação de fato de um ciclo sustentado de recuperação das vendas, ainda dependente de uma reativação ampla e contínua do ritmo das demais atividades que permita o aumento das taxas de emprego e consequente recomposição da renda interna da população ocupada. Na visão das entidades, as condições necessárias para isso infelizmente ainda não estão efetivadas como a estabilidade do quadro político, o controle e o ajuste das contas públicas que, por sua vez, grande parte depende das reformas nos âmbitos trabalhista, previdenciário e tributário.
Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Os dados brutos são tratados tecnicamente para apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.
