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4 de abril de 2017

Faturamento


Segundo o instituto, a expansão econômica do Brasil até 2018 será baseado na demanda doméstica

Em abril, o comércio varejista na região de Marília atingiu o faturamento de R$ 951,4 milhões, crescimento de 1,3% na comparação com o mesmo mês de 2015. No acumulado do ano a elevação é de 4,5%, já nos últimos doze meses houve aumento de 1,5%.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Entre as nove atividades pesquisadas, cinco apresentaram crescimento em abril na comparação com o mesmo mês de 2015. As altas mais expressivas foram vistas nos setores de supermercados (8,3% e contribuição de 3,2 pontos porcentuais para o resultado geral), de outras atividades (7,7% e 1,9 p.p.) e de farmácias e perfumarias (8,3%, com impacto de 0,5 p.p.).
Entretanto, os segmentos de concessionárias de veículos (-24,3% e impacto negativo de 2 p.p.), materiais de construção (-19,2% e colaboração de -1,5 p.p.) e de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-17,4% e contribuição de -1 p.p. para o resultado geral) apresentaram quedas acentuadas no mês e impediram um resultado melhor do varejo.
Segundo Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília, apesar desse desempenho que indica um aumento na confiança do consumidor, ainda é cedo para avaliar se a situação econômica se estabilizou “As expectativas dos consumidores para os próximos meses ainda são preocupantes. Devido a atual situação econômica e política que estamos enfrentando no país, as pessoas demonstram não estarem dispostas a se endividar nesse momento ou desenvolverem gastos considerados desnecessários”, ressalta.

Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

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