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25 de agosto de 2016Faturamento
Em maio, o comércio varejista na região de Marília atingiu o faturamento real de R$ 958,1 milhões, retração de 1,8% na comparação com o mesmo mês de 2015. Já no acumulado do ano, houve elevação de 3,2% e, nos últimos doze meses, aumento de 1,6%.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP).
Apesar da retração, cinco das nove atividades pesquisadas apresentaram crescimento em relação a maio do ano passado. As altas mais expressivas foram vistas nos setores de supermercados (4,1% e contribuição de 1,5 ponto porcentual (p.p.) para o resultado geral), de outras atividades (2,8% e influência de 0,6 p.p.) e de autopeças e acessórios (14,4% e contribuição de 0,5 p.p.).
Entretanto, os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-29% e impacto negativo de 2,3 p.p.), materiais de construção (-18,9% e contribuição de -1,4 p.p.) e concessionárias de veículos (-14,9% e efeito negativo de 1,2 p.p.) foram os maiores responsáveis pelo desempenho negativo do varejo na região de Marília em maio.
“Após um período de bons resultados, nosso varejo mais uma vez apresentou queda no faturamento. Acreditamos que esse desempenho baixo é reflexo da retração no consumo das famílias já que o brasileiro ainda não se sente à vontade para comprar itens que não sejam de primeira necessidade. Esperamos que para os próximos meses esse quadro seja revertido para que tenhamos resultados mais satisfatórios”, destaca Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília.
Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.
