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30 de junho de 2017

Faturamento


Vendas no varejo da região de Marília crescem 1,5% em março, na comparação com o mesmo mês de 2016

Em março, o comércio varejista na região de Marília atingiu o faturamento real de R$ 1,1 bilhão, crescimento de 1,5% na comparação com o mesmo mês de 2016. No acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 6%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Apenas três das nove atividades pesquisadas apresentaram retração no faturamento em relação a março de 2016: outras atividades (-3,6%), supermercados (-0,9%) e concessionárias de veículos (-0,2%) que, em conjunto, impactaram negativamente com 1,4 ponto porcentual (p.p.) para o resultado geral.
Em contrapartida, os segmentos de farmácias e perfumarias (19,7%), eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (15,7%) e autopeças e acessórios (13,5%) foram determinantes para o resultado geral positivo e colaboraram, juntos, com 2,5 p.p. para o aumento das vendas do varejo.
Segundo Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília, apesar das pesquisas apontarem nos últimos meses um aumento na confiança do consumidor, ainda é necessária cautela “As expectativas dos consumidores para os próximos meses, devido à instabilidade econômica e política de nosso país, ainda refletem insegurança e, por esse motivo, as pessoas demonstram não estarem dispostas a desenvolverem gastos considerados desnecessários”, ressalta.

Desempenho estadual
O comércio varejista do Estado de São Paulo faturou R$ 50,3 bilhões em março, alta de 4,3% na comparação com o mesmo mês de 2016. Isso significa que as vendas superaram em R$ 2,06 bilhões o valor apurado em março de 2016. No acumulado do primeiro trimestre, as vendas cresceram 2,6%, o que em termos monetários representa um faturamento R$ 3,7 bilhões acima do apurado no mesmo período do ano passado. Considerando os últimos 12 meses, as vendas registraram alta de 1,1%.
Em março, o varejo apresentou alta nas vendas em 15 das 16 regiões analisadas pela Federação, com destaque para as regiões de Sorocaba (7,9%), Jundiaí (7,5%) e Araraquara (6,9%). Apenas na região de Osasco, o setor registrou recuo nas vendas de 2,7% em relação a março de 2016.
Das nove atividades pesquisadas, oito mostraram aumento no faturamento real, em março, com destaque para os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (15,1%), farmácias e perfumarias (12,7%) e concessionárias de veículos (6,4%) que, em conjunto, contribuíram com 2,7 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral. Apenas o segmento de outras atividades (-1,0%) apresentou retração nas vendas, resultando em uma pressão negativa de 0,2 p.p. para as vendas do varejo em março.

Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

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