Notícias locais
6 de junho de 2023Fala, Presidente!
Participar das plenárias de dirigentes em São Paulo é sempre uma tarefa do cargo que cumpro com prazer e honra.
São viagens cansativas, em sistema bate-e-volta, mas são também sempre importantes em aprendizado. E a última foi especialmente importante nesse tema.
Poder ouvir, conversar e receber informações do professor Ives Gandra é sempre um prazer. Impressiona não só por sua lucidez, mas pela coragem e conhecimento que coloca em cada discussão, o que é sempre uma nova lição.
As plenárias também consolidam o contato (que rotineiramente ocorre, mas à distância), com dirigentes de outros sindicatos e da federação.
Esta visita teve ainda o especial encontro com o advogado Luiz Flora, filho do saudoso amigo Ermelino Flora, gerente do Senac e ex-vereador em Marília.
Mas como nem todas as lições são felizes, mesmo que seja bom aprender, o que as últimas visitas me mostraram é que há pouca esperança de que possamos ver em curto prazo um conjunto de reformas que seja efetivo para criar justiça fiscal com incentivos.
É cada vez mais difícil pensar em solução rápida que contemple quem mantém seu negócio, gera empregos e riquezas.
Empreender é sempre uma atitude de risco e alto custo, que tem como recompensa retorno financeiro, realização pessoal, apoio a quem empreende.
Sem as reformas, há sempre mais riscos, mais custos e menos incentivo a empreender. Sobram discursos, faltam medidas. Quanto mais aprendermos sobre isso, mais fácil será combater e mudar o que está errado.
Pedro Pavão
Presidente do Sincomercio Marília
