Notícias locais

20 de fevereiro de 2016

Empregos


Varejo na região de Marília encerra mais de 1,5 mil postos de trabalho em 2015, aponta FecomercioSP

Em dezembro, o comércio varejista na região de Marília fechou 61 postos de trabalho, resultado de 1.780 admissões contra 1.841 desligamentos. De janeiro a dezembro foram eliminados 1.588 empregos com carteira assinada, o que representa um recuo de 3,2% do estoque total, que atingiu 48.736 trabalhadores formais no mês.
As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Das nove atividades analisadas, oito apresentaram recuo na ocupação formal em 2015. As maiores retrações se concentraram nos segmentos de lojas de móveis e decoração (-11,4%) e de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-7,7%). Já o setor de farmácias e perfumarias foi o único que apresentou um leve crescimento (0,6%).
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o saldo negativo do emprego no comércio varejista paulista obtido em 2015 foi resultado direto da queda do faturamento no setor.  A inflação alta, a restrição de crédito, o avanço do desemprego e as incertezas em relação aos rumos da economia resultaram em uma queda brusca do consumo das famílias.
A Entidade reforça que, diante das sucessivas quedas no faturamento, os estabelecimentos comerciais tiveram de reduzir seus custos e, consequentemente, realizar cortes no quadro de funcionários. A Federação prevê que 2016 será mais um ano difícil para o mercado de trabalho, e a expectativa é que o aumento do desemprego permaneça ao longo do ano.

Voltar para Notícias