Notícias locais
27 de abril de 2017Empreendedorismo
Já parou para pensar que estamos no Século XXI mas, muitas vezes, agimos como se ainda estivéssemos no Século passado? Os resquícios da Revolução Industrial ainda influenciam em nossa forma de agir e trabalhar. É extremamente importante que possamos ser entendidos como profissionais com infinitas competências para aprender a lidar com diversos problemas que podem surgir por aí, e não mais como simples ferramentas de um processo; processos esses que, apesar de terem similaridade com os do passado, se fazem presentes na nossa nova realidade.
Para tanto, são necessários conhecimentos técnicos e práticos que certamente vão ajudar no desenvolvimento e aplicação resoluções para os desafios do dia-a-dia, tanto pessoal quanto profissionalmente. Parece desafiador ler tudo isso, não é? Mas essa é a nossa vida. Muitos falam sobre a “receita do sucesso”; a verdade é que não há receita pronta, mas há quem possa fazer o “bolo” com maestria, aplicando ferramentas simples e eficazes nas diversas situações que o mercado nos cobra diariamente.
Para isso listamos as competências essenciais para que os empreendedores possam transformar dificuldades em oportunidades de crescimento:
1 – Organização: Um grande profissional precisa estar sempre organizado para não deixar que sua vida vire um caos. A organização diz respeito não só da ciência de ter uma agenda e um local de trabalho bem arrumados, mas também engloba a organização mental, muito importante para qualquer pessoa que deseja uma vida saudável em amplos aspectos.
2 – Senso crítico: É de grande valia ter discernimento na vida corrida que nos persegue. Saber diferenciar o inovador do mirabolante e ter o senso crítico para saber quando parar ou mudar alguma atitude ou projeto é extremamente valioso.
3 – Comunicabilidade: Saber se expressar de forma clara e objetiva nunca é demais. A comunicabilidade é capaz de abrir um leque incrível de oportunidades, trocas de experiências e novas ideias, esclarecimentos e consolidar um bom networking.
4 – Interação: Conhecer e interagir com as pessoas a sua volta, seja na vida profissional ou pessoal, é muito saudável. A interação muitas vezes diz respeito ao interesse e a vontade de sempre enriquecer relacionamentos.
5 – Cidadania: Esse ponto quer dizer respeito; respeitar ao próximo e a si mesmo. Trabalhando em parceria com a empatia, a humildade e a solidariedade, o cidadão se torna uma pessoa capaz de expandir e passar adiante seus valores e pensamentos.
6 – Aplicabilidade: É de extrema importância saber onde e quando aplicar determinadas ideias, conhecimentos e experiências. Não adianta ter a receita do bolo sem saber fazê-lo; a aplicabilidade trará discernimento em fazer tudo que precisa ser feito no momento e em condições corretas.
7 – Flexibilidade: Ser flexível é estar disposto a transformar situações ruins em novas oportunidades. Ter tempo para se divertir e saber separar a atenção necessária às diferentes situações da vida cotidiana, sem precisar levar nada ao “extremo”.
8 – Inovação: No mundo em que vivemos, não podemos estar no patamar do “mais do mesmo”. Ser capaz de inovar, em qualquer aspecto, significa estar aberto ao mundo que vivemos hoje, compreendendo-o e estudando-o sempre, sem perder as oportunidades apresentadas à nossa frente a todo momento.
por Portal Administradores
