Notícias locais
5 de maio de 2018Economia
O mercado de trabalho começa a passar por mudanças importantes, e uma delas é o home office, modalidade em que o funcionário trabalha de sua própria casa.
No início, havia muita desconfiança porque os empregadores não poderiam ter certeza de que seus funcionários estariam realmente trabalhando durante o horário de expediente. Contudo, essa tendência internacional vem se firmando no Brasil e a cada dia ganha mais adeptos. A produtividade e a qualidade de vida são os principais pontos desse modelo.
Para o empregado, se o tempo em home office for bem planejado, há uma significativa melhora na qualidade de vida, pois é possível organizar atividades que antes não eram realizadas por falta de tempo, como práticas esportivas e cuidados médicos. Também é possível se dedicar à melhoria de sua formação profissional por meio de cursos presenciais ou online.
Além disso, há a economia de custos, pois o trabalhador corta gastos com o deslocamento até a empresa, com refeições e outras despesas necessárias à manutenção do emprego fora de casa.
Essas condições favorecem uma melhoria de ânimo do funcionário, que se sente descansado e menos estressado, portanto, em plenas condições de trabalhar com maior produtividade.
Outro ganho significativo é no campo da criatividade, pois, uma vez que está menos tenso, o empregado consegue ter novas ideias.
Para o melhor desempenho do trabalho em home office, algumas regras precisam ser seguidas: postura adequada ao trabalho, planejamento do dia, comprometimento com as tarefas e disciplina.
Outro ponto importante é que o trabalhador deve ter um local reservado e com estrutura para que suas atividades sejam realizadas de maneira eficiente, separado do ambiente familiar em um cômodo à parte dos demais da casa, para facilitar a concentração.
Em home office, o funcionário deve estar disponível para atender à empresa e às demandas encaminhadas da mesma forma como se estivesse locado na sede da empresa. O empregado também deve estar ciente de que, mesmo em uma relação mais flexível de trabalho, é subordinado à empresa e deve comparecer ao local quando solicitado.
Podemos resumir os benefícios do home office da seguinte maneira:
Para o funcionário:
♦ Mais tempo livre e horários alternativos de trabalho;
♦ Colabora com os princípios de sustentabilidade;
♦ Possibilita aproveitar as horas vagas para reciclar seus conhecimentos;
♦ Maior oportunidade de ficar perto dos familiares;
♦ Reduz gastos, pois não há deslocamento;
♦ Permite dormir as horas adequadas de sono;
♦ Pode-se trabalhar em qualquer lugar.
Para a empresa:
♦ Economiza gastos e evita despesas;
♦ Trabalha com estrutura física reduzida;
♦ Possibilita cobrar as entregas e acompanhar o desempenho;
♦ Aumenta a criatividade e a produtividade dos funcionários;
♦ Funcionários vivenciam outras situações e trazem novidades para a empresa;
♦ Melhora o humor, o que faz o trabalho fluir com mais naturalidade.
