Notícias locais
15 de março de 2016Economia
Um dos maiores mistérios de todo negócio gira em torno de como estabelecer um preço de vendas que gere uma boa margem de lucro, mas que também seja atrativo ao cliente, pois a lucratividade será encontrada na relação do ganho gerado pela quantidade das vendas realizadas menos sua estrutura de custos.
Estabelecer uma margem de lucro muito grande, parece maravilhoso, porém corre-se o risco do produto ou serviço ficar encalhado. Por outro lado, um valor extremamente baixo pode acarretar prejuízos e perdas.
O primeiro passo para uma precificação correta é conhecer todos os custos e despesas do negócio, manter registros e controles financeiros adequados; no segundo momento, a análise de mercado para verificar o posicionamento dos concorrentes através do preço praticado em produtos e serviços similares, aí envolvem-se os conceitos de marketing e estratégias de negócio.
Quanto à determinação do prelo de venda, existem basicamente duas formas de se realizar:
- Aplicação de uma determinada margem sobre o custo;
- Calculando a margem sobre a venda;
Na prática, basta aplicar um percentual (%) sobre o custo da mercadoria para encontrar o valor de venda. A fórmula é: Preço de venda = (1+ (Margem/100)) X Preço de Custo. Para quem tem dificuldades em efetuar essas contas, existem no mercado softwares de gestão eficientes e com valores acessíveis.
A dúvida é a margem que será aplicada. Para isso é de extrema importância verificar se a margem contempla todos os custos e despesas diretos e indiretos, sem esquecer o momento econômico que estamos vivendo. A redução do capital circulante impacta no volume de compras de forma geral e ampla, a concorrência acirrada tende a provocar a redução do preço de venda; a concessão de descontos e prazos impacta no aumento do custo, bem como o reajuste de matéria-prima.
por Portal Administradores
