Notícias locais
13 de dezembro de 2022Dicas ajudam a aproveitar datas comemorativas
Após um período longo de recessão econômica, em que o poder de compra do consumidor foi bastante afetado, as datas comemorativas dos primeiros seis meses de 2023 podem potencializar o faturamento dos setores de comércio, serviços e turismo. Confira a seguir.
Janeiro
As empresas devem aproveitar o período para trabalhar ações de liquidação, “desovando” os produtos remanescentes da Black Friday e do Natal, que ficaram parados nas prateleiras.
No primeiro mês do ano, as papelarias, por exemplo, podem ser beneficiadas com a volta às aulas.
O comércio deve aproveitar janeiro para fazer promoções especiais para o Dia do Fotógrafo (8), o Dia do Cabeleireiro (19) e, ainda, o Dia do Farmacêutico (29).
Fevereiro
Datas importadas, como o Valentine’s Day ou Dia de São Valentim (14) –, em que se celebra a união amorosa em muitas partes do mundo, têm se tornado tendência no Brasil.
Fevereiro também será marcado pela volta da celebração do carnaval (21), a tradicional data festiva que deve movimentar o setor. Atente-se!
Março
Logo no início do mês, no dia 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Aqui, ações e estratégias pensadas especialmente para a data são bem vindas. Outra ocasião relevante do mês é o Dia do Consumidor (15).
Ainda em março, é comemorado o Dia de São Patrício – ou St. Patrick’s Day (17) –, festa da cultura irlandesa associada à cerveja.
Abril
Em abril, a data mais importante para o setor é a Páscoa (9), já que os supermercados e as lojas especializadas são beneficiadas pelas vendas de ovos de chocolate, bacalhau e outros peixes.
No dia 14, comemora-se o Dia do Café, bebida que sempre foi paixão nacional. Casas e lojas que comercializam diferentes tipos de grãos podem pensar em alguma ação especial.
Há ainda o feriado de Tiradentes, no dia 21, que cairá numa sexta-feira – e as pessoas devem aproveitar o momento para viajar.
Maio
Além do Dia do Trabalhador (1º), que cairá numa segunda-feira, estimulando o setor de turismo, no mês ainda há outra data de grande impacto para o comércio: o Dia das Mães.
De acordo com o histórico de sondagens da FecomercioSP, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentar as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos.
Atenção: o varejo também pode aproveitar o Star Wars Day (4), o Dia do Orgulho Geek (25) e, por que não, uma ação especial para o Dia do Hambúrguer (28)?
Junho
Em junho, celebra-se o Dia dos Namorados (12). A data é uma das responsáveis por manter aquecido o setor de comércio e serviços.
Neste mês, ainda se comemoram os dias do Tenista (9), do Enxadrista (12), do Karatê (17), do Skate (21), do Atleta Olímpico (23) e do Vôlei (27).
Encerrando o primeiro semestre de 2023, temos as amadas e tradicionais festas juninas, que duram o mês todo.
Boas vendas.
Arte: TUTU
