Notícias locais

13 de dezembro de 2022

Dicas ajudam a aproveitar datas comemorativas


Após um período longo de recessão econômica, em que o poder  de compra do consumidor foi bastante afetado, as datas comemorativas dos primeiros seis meses de 2023 podem potencializar o faturamento dos setores de comércio, serviços e turismo. Confira a seguir.

Janeiro
As empresas devem aproveitar o período para trabalhar ações de liquidação, “desovando” os produtos remanescentes da  Black Friday e do Natal, que ficaram parados nas  prateleiras.

No primeiro mês do ano, as papelarias, por exemplo, podem ser  beneficiadas com a volta às aulas.

O comércio deve aproveitar janeiro para fazer promoções especiais para o Dia do Fotógrafo (8), o Dia do Cabeleireiro (19) e, ainda, o Dia do Farmacêutico (29).

Fevereiro
Datas importadas, como o Valentine’s Day ou Dia de São Valentim (14) –, em que se celebra a união amorosa em muitas partes do mundo, têm se tornado  tendência no Brasil.

Fevereiro também será marcado pela volta da celebração do carnaval (21), a tradicional data festiva que deve movimentar o setor. Atente-se!

Março
Logo no início do mês, no dia 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Aqui,  ações e estratégias  pensadas especialmente para a data são bem vindas. Outra ocasião  relevante do mês é o Dia do Consumidor (15).

Ainda em março, é comemorado o Dia de São Patrício – ou St. Patrick’s Day (17) –, festa da cultura irlandesa associada à cerveja.

Abril
Em abril, a data mais importante para o  setor é a Páscoa (9), já que os supermercados  e as lojas especializadas são beneficiadas pelas  vendas de ovos de chocolate, bacalhau e outros peixes.

No dia 14, comemora-se o Dia do Café, bebida que sempre foi paixão nacional. Casas  e lojas que comercializam diferentes tipos de  grãos podem pensar  em alguma ação especial.

Há ainda o feriado de Tiradentes, no dia 21, que cairá numa sexta-feira – e as pessoas devem aproveitar o momento para viajar.

Maio
Além do Dia do Trabalhador (1º), que  cairá numa segunda-feira, estimulando o setor de turismo, no  mês ainda há outra data de grande impacto para o comércio: o Dia das Mães.

De acordo com o histórico de sondagens da FecomercioSP, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentar as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos.

Atenção: o varejo também pode aproveitar o Star Wars Day (4),  o Dia do Orgulho Geek (25) e, por que não,  uma ação especial para o Dia do Hambúrguer (28)?

Junho
Em junho, celebra-se o Dia dos Namorados (12). A data é uma das responsáveis por  manter aquecido o setor de comércio e serviços.

Neste mês, ainda  se comemoram os dias do Tenista (9), do Enxadrista (12), do Karatê  (17), do Skate (21), do Atleta Olímpico (23) e do Vôlei (27).

Encerrando o primeiro semestre de  2023, temos as amadas e tradicionais festas juninas, que duram o mês todo.

Boas vendas.

Arte: TUTU

 

Voltar para Notícias