Notícias locais
19 de março de 2020Coronavírus - Entenda mudanças no horário do comércio de Marília
A Prefeitura de Marília, representantes do Sincomercio Marília e da Acim, além de dirigentes e representantes de diferentes setores, lançaram nesta quinta-feira uma proposta de reorganização dos serviços que busca viabilizar prevenção à transmissão do coronavírus e reduzir o impacto econômico provocado pelas medidas de restrição à circulação de público.
“São medidas que unem dentro do possível neste momento as ações de prevenção e ao mesmo tempo alguma proteção para as empresas, até que o governo federal estabeleça de forma mais consistente as medidas de proteção à economia do país”, explica o presidente do Sincomercio, Pedro Pavão.
Veja as medidas abaixo e entenda a aplicação
1 – Orientar as lojas dos corredores comerciais que alterem seu horário de funcionamento para o seguinte: 11h às
17h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13h aos sábados. O turno de seis horas cria opção de banco de horas a ser compensada no futuro, reduz gastos e permite que o atendimento seja mantido;
2 – orientar empresas sobre eventuais alternativas em relação ao horário, que podem envolver outras medidas baseadas em nova legislação das relações de trabalho.
As medidas podem envolver: redução da jornada de trabalho, redução salarial e até mesmo a concessão de férias coletivas. No momento a orientação da ACIM, SINCOMERCIO e Prefeitura Municipal é a redução da jornada de trabalho em duas horas diárias ou a concessão de férias que poderão ser coletivas totais, parciais ou até mesmo de forma individual.
O departamento jurídico do Sincomercio permanece à disposição das empresas para sanar quaisquer duvidas e questionamentos.
3 – orientar os consumidores a adquirirem produtos do comércio local, como forma de incentivar a economia, a geração de empregos e a circulação de recursos dentro da cidade.
Além disso incentivar os empresários a criarem novas formas de comercialização de seus produtos, por meio de delivery e vendas através de aplicativos e redes sociais.
O Sincomercio adotará medidas próprias de prevenção e irá suspender as atividades na sede a partir desta sexta-feira, dia 20.
O atendimento continuará sendo realizado, todavia, visando a proteção de seus colaboradores e associados , pelos email: sincovam@terra.com.br, juridico.sincomercio@outlook.com e pelos telefones (WhatsApp): 14-99745-5169 (Sincomercio) e 14-98190-1585 (Jurídico).
Por fim, o Sindicato também manterá ativas as plataformas digitais, como site e redes sociais, e estará em contato com dirigentes estaduais e nacionais do comercio em busca de novas medidas de apoio às empresas.
