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11 de julho de 2017

Comércio Eletrônico


Vendas do comércio eletrônico na região de Marília recuam 13,9% no 1º trimestre de 2017 e 23,8% em um ano

O faturamento real (já descontada a inflação) do comércio eletrônico na região de Marília atingiu R$ 64,3 milhões no primeiro trimestre de 2017, queda de 13,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas caíram 23,8%. É o pior desempenho, nessas duas bases de comparação entre as 16 regiões analisadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a Ebit.
O número de pedidos no primeiro trimestre do ano ultrapassou 156 mil, alta de 3,9% em relação ao mesmo período de 2016. O tíquete médio recuou 17,1% ao passar de R$ 494,59 no ano passado para R$ 410,03 nos três primeiros meses de 2017. A participação do e-commerce no faturamento do varejo geral também caiu, passando de 2,5% para 2%.
Para Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília “A desaceleração das vendas vem sendo sentida tanto no varejo físico como no eletrônico e isso é reflexo dos efeitos da inflação elevada, juros altos, escassez de crédito e do aumento do desemprego”, ressalta.
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit (PCCE) traz dados sobre faturamento real, número de pedidos e tíquete médio e permite mensurar a participação do e-commerce nas vendas totais do varejo (eletrônico e físico) no Estado de São Paulo, segmentados em 16 regiões.

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