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17 de novembro de 2022

Black Friday 2022 - Empresário, saiba como se preparar para essa data


Muito aguardada pelos consumidores, e também pelos empresários, neste ano a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro de 2022, última sexta-feira do mês.

Essa data veio importada dos Estados Unidos, tendo começado em  2010 aqui em nosso país,  virando hoje um grande fenômeno, o que fez com que grandes órgãos de defesa do consumidor passassem a atuar de forma incisiva nestas datas, para garantir que os direitos do consumidor  sejam respeitados.

No ano de 2021, o Procon-SP recebeu mais  de 700 reclamações, sendo que as principais estavam relacionadas a atraso ou falta de entrega de produtos, cancelamento de pedidos, descontos fraudulentos, mudança de preço na hora da finalização da compra e indisponibilidade de produtos ou serviços.

Pensando nisso, a fim de evitar dissabores, veja as dicas abaixo de como sua empresa deve se preparar para esse dia, para que tanto sua  empresa quanto os consumidores saiam satisfeitos:

PREPARE SEU ESTOQUE
Planejamento é fundamental em qualquer ação de negócio, em especial nesta data. Verifique seu estoque e  tenha certeza que está disponibilizando a quantidade correta de produtos, principalmente em produtos vendidos online.

Importante lembrar que o artigo 35, I, do CDC, prevê que o consumidor pode exigir o cumprimento forçado  da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade.

OFEREÇA DESCONTOS REAIS
Uma das questões mais polêmicas que ocorre durante a Black Friday, é o famoso “vender tudo pela metade do dobro”. Por isso, somente disponibilize produtos que te possibilitem oferecer  descontos reais.

O Procon-SP vem, desde o mês de setembro, acompanhando os preços de inúmeros produtos de diversas empresas, para se certificar que um determinado produto não tenha seu preço  elevado, e depois “ofertado” com seu preço normal.

POLÍTICA DE TROCA
Sabemos que é natural que algum produto tenha que ser trocado após a compra, principalmente se tratando de compras online. Por conta disso, divulgue sua política de trocas, no seu site ou na sua loja física, da forma mais direta e clara possível, evitando futuros  aborrecimentos.

Em se tratando de  vendas online, não se esqueça que o consumidor possui o direito de arrependimento, onde pode solicitar seu dinheiro de volta no prazo de 7 dias após o recebimento da compra.

ATENÇÃO PARA O  FRETE
Após a grande demanda de compras online durante a Black Friday, é esperado já um certo atraso na entrega dos produtos. Para evitar essa situação e sempre deixar o consumidor satisfeito, cumprindo o prazo apresentado, escolha o melhor método de envio (transportadora, correios, etc.), e planeje junto com essas empresas para que o envio ocorra dentro do prazo. 

AMBIENTE E EQUIPE
Com o grande fluxo de consumidores que irão visitar sua loja física ou o site de sua empresa, é de grande importância que consiga suportar esse tipo de demanda. Reúna seus funcionários e os prepare para esse dia, prestando auxilio a todo momento. Organize seu espaço físico e online, e respeite as normas consumeristas,  para evitar autuações  futuras.

Seguindo as dicas acima o dia será um grande sucesso. Desejamos boas vendas e boas compras.

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THAYLA DE SOUZA:
Advogada associada do escritório Marinho Advogados Associados. Graduada em Direito pelo Univem — Centro Universitário Eurípides  de Marília; Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Estadual de Londrina — UEL. Pós-graduada em Direito do Consumidor pelo Complexo Damásio Educacional. Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Univem – Centro Universitário Eurípides de Marília. Doutoranda em Direito pela Universidade de Marília. Membro da Comissão de Direito Bancário da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Marília. Atua na esfera contenciosa extrajudicial e judicial no âmbito do Direito do Consumidor e Cível.
Contato: thayla@marinho.adv.br

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