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8 de fevereiro de 2017Atendimento
Um dos pontos primordiais para o sucesso de uma empresa é o atendimento. O relacionamento com os clientes é essencial para que o consumidor esteja centralizado em suas estratégias, afinal, em um mercado onde a concorrência é acirrada qualquer erro com seu cliente pode levá-lo a procurar um novo fornecedor.
É importante que se tenha em mente que os consumidores são conquistados por educação, carisma e principalmente atenção. A empresa que se preocupa e investe no bom atendimento se destaca por essa qualidade.
Para auxiliar os empreendedores, segue uma lista do que a empresa pode fazer para melhorar o relacionamento com seus consumidores.
Conveniência – Não basta que a empresa atenda rápido. O suporte também precisa ser eficiente. O consumidor não quer se esforçar para ser bem atendido, na verdade, ele espera receber as coisas de maneira fácil, o que faz com que a qualidade na entrega de uma solicitação seja um enorme diferencial.
Autoatendimento – As empresas devem expandir os canais de autoatendimento, pois existe uma percepção de que isso é uma demanda real. O autoatendimento ainda não é majoritário entre as empresas brasileiras, mas um estudo da Microsoft mostra que 98% dos brasileiros já esperam que as empresas ofereçam algum canal de autoatendimento.
Relacionamentos reais – A tendência é que existam cada vez mais operadores empoderados para relações reais, que vão conhecer muito bem o assunto que tratam. Enquanto a tecnologia faz o trabalho que demanda mais tempo, as pessoas vão fazer relacionamento, oferecendo profissionais que tenham conhecimento sobre o assunto, requisitos importantes para uma ótima experiência.
Marketing aliado ao relacionamento – No mundo dos negócios, marketing e relacionamento vão estar cada vez mais mesclados. Isso acontece na medida em que o consumidor ganha cada vez mais poder de espalhar informações positivas e negativas sobre as empresas.
Proatividade – Quem deseja se diferenciar, precisa chegar a seu cliente com a solução antes que ele perceba o problema. Com isso, a fidelidade dos consumidores tende a aumentar bem como, ocorre a redução no número de chamadas, pois torna-se possível identificar problemas com mais agilidade e solucioná-los com maior eficiência.
