Notícias locais

17 de abril de 2019

4ª Semana Senac de Leitura


4ª Semana Senac de Leitura terá atividades gratuitas em Marília

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove, na sua rede de unidades,  a 4ª Semana Senac de Leitura, que ocorre de 22 a 27 de abril. Gratuito, o evento contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos e, no Senac Marília, a programação inclui exposições, workshops e oficinas.
A proposta desta edição é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.
Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22/4, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 – Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.
No Senac Marília, as atividades começarão na segunda-feira, dia 22/4, com o bate papo: Encontro com Autoras Marilienses, com as escritoras Joyce Silva e Carolina Garcia, que abordarão sobre o processo criativo, dificuldades de inserção das mulheres no meio literário e a importância em divulgar os talentos da cidade.
No dia 23/4, Manoel Carlos, professor de língua portuguesa, literaturas brasileira e portuguesa e língua e literatura alemã, conduzirá a palestra: Vida e Obra de Nélida Piñon e Florbela Espanca. A atividade será realizada em três sessões: das 10 às 12 horas; das 15 às 17 horas e das 19h30 às 21h30. No dia 25/4, a doutoranda em ciência da informação Larissa de Mello apresentará a roda de conversa: Encontro com Clarice – conhecendo a obra de Clarice Lispector, das 10 às 12 horas; das 15 às 17 horas e das 19h30 às 21h30.
E para fechar a Semana, será realizado, dia 26/4, o bate-papo: Doceira e Poeta – receitas e obra de Cora Coralina, das 10 às 12 horas. O chef de cozinha e docente da área de gastronomia Caio Gomes Mattos comandará a elaboração de receita e a criação de poesia inspirada em sua obra. Também no dia 26/4, das 14 às 16 horas, o público poderá saber mais sobre o projeto Leia Mulheres: um teto todo seu, de Virgínia Woolf, que faz uma reflexão acerca das condições sociais da mulher e a sua influência na produção literária feminina.
Para Andréia Peretti Sangaletti, gerente do Senac Marília, o evento ressalta a importância da leitura na vida das pessoas, além de valorizar as autoras femininas. “É fundamental investir em ações que auxiliem as crianças e os jovens a conhecerem o universo dos livros e isso só é possível através do estímulo. Poder compartilhar essas iniciativas com o público e fomentar a participação da mulher na literatura é um dos nossos compromissos.”

Feira de Troca de Livros e Gibis
Este ano, acontece todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e sábado, das 9 às 13 horas. Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.
“A Semana Senac de Leitura tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos. Para fortalecer essa iniciativa, a Feira de Troca de Livros e Gibis é peça fundamental, pois incentiva as pessoas a conhecerem novas obras e outros gêneros literários”, explica a gerente.
Pelo Portal Senac www.sp.senac.br/semanadeleitura, é possível conferir e programação completa. Para participar das atividades, é necessário realizar a inscrição, mas em algumas delas, o número de vagas é limitado e será por ordem de chegada.

Serviço
Senac Marília
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP
Informações: www.sp.senac.br/semanadeleitura
Participação gratuita

Programação Senac Marília – 4ª Semana Senac de Leitura 2019
Tema: Mulheres na Literatura: leitura e escrita que transformam vidas
Data: de 22 a 27 de abril de 2019
Horário: segunda a sexta-feira das 9 às 21 horas, e sábado, das 9h às 13h

Bate-papo: Encontro com Autoras Marilienses
Data: 22 de abril de 2019
Horário: 19h30 às 21h30

Palestra: Vida e Obra de Nélida Piñon e Florbela Espanca
Data: 23 de abril de 2019
Horário: 10h às 12h; das 15h às 17h e das 19h30 às 21h30

Roda de conversa: Encontro com Clarice – conhecendo a obra de Clarice Lispector
Data: 25 de abril de 2019
Horário: 10h às 12h; das 15h às 17h e das 19h30 às 21h30

Bate-papo: Doceira e Poeta – receitas e obra de Cora Coralina
Data: 26 de abril de 2019
Horário: das 10h às 12h

Mesa-redonda: Projeto Leia Mulheres: um teto todo seu, de Virgínia Woolf
Data: 26 de abril de 2019
Horário: das 14h às 16h

Voltar para Notícias
https://www.kursusseomedan.com/ https://artdaily.com/bocoran-admin-jarwo.html http://www.radicalislam.org/ http://www.iwebtool.com/ https://researchnews.cc/bocoran-rtp-slot-live-tertinggi-hari-ini.html https://artdaily.cc/bocoran-admin-jarwo.html https://artdaily.com/bocoran-admin-riki.html http://dinnermode.org/