Notícias locais

2 de outubro de 2018

Economia


Como fazer uma boa gestão financeira na empresa

O setor financeiro de uma empresa requer muita atenção. É ele quem gere os recursos disponíveis, alocando e distribuindo para os demais setores. Uma gestão financeira eficiente é necessária para a sustentação e o crescimento de qualquer negócio e, muitas vezes, até para a sobrevivência dele.
Por meio dela, é possível observar a situação atual e projetar situações futuras. Isso permite que o empreendedor elabore planos para o crescimento do negócio sabendo quais recursos estarão disponíveis em cada período.
Soluções como a integração financeira e contábil com o seu escritório contábil, agilizam o processo de envio de dados e aumentam a assertividade das informações geradas para a tomada de decisão. Assim, o empreendedor deve estar atento a parceiros e ferramentas tecnológicas que possam auxiliá-lo nesse processo.
Como forma de auxiliar os empresários a ter uma boa gestão financeira, são necessários se atentar a alguns pontos, considerados fundamentais para o crescimento do negócio:

♦ Seja profissional e organizado – Organização e profissionalismo são pré-requisitos para realizar uma boa gestão financeira. Isso passa, inicialmente, pela separação completa das finanças da empresa e das despesas dos sócios.
Gerir o negócio com seriedade também envolve não perder recursos para a falta de organização, dessa forma, é fundamental manter a documentação e relatórios financeiros da empresa em dia para evitar perda de tempo.

♦ Mantenha-se atualizado – Por mais que se aprenda com a prática, o gestor deve estar atento às novas teorias e ferramentas de gestão financeira. Dispensar de 5 a 10 minutos de estudos diários podem se transformar em uma grande vantagem competitiva.

♦ Tenha um planejamento estratégico – Para que um negócio evolua é necessária uma análise da sua posição no mercado e estipular metas e prazos para crescer. Com objetivos claros, é possível planejar e direcionar os recursos de maneira que eles sejam atingidos.

♦ Use ferramentas financeiras – A ferramenta mais evidente é o fluxo de caixa. Com ele, é possível saber o valor disponível nos cofres da empresa ao longo do tempo, garantindo que haverá o dinheiro necessário na hora de realizar, por exemplo, um investimento.
Ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão e controle também fazem parte de um setor financeiro eficiente.

♦ Faça integração com o seu contador – A integração contábil garante uma conexão eficiente entre as diversas áreas da empresa e o financeiro. Por meio dessa integração, o contador garante o acesso aos dados, em alguns casos, assim que eles são inseridos no sistema ERP ou similar utilizado pela empresa.
Esse acesso facilitado evita perda de tempo e erros de digitação na transferência das informações da empresa para o escritório contábil.

por Portal Contadores

Voltar para Notícias
https://www.kursusseomedan.com/ https://artdaily.com/bocoran-admin-jarwo.html http://www.radicalislam.org/ http://www.iwebtool.com/ https://researchnews.cc/bocoran-rtp-slot-live-tertinggi-hari-ini.html https://artdaily.cc/bocoran-admin-jarwo.html https://artdaily.com/bocoran-admin-riki.html http://dinnermode.org/